O casal Almir Ferreira de Sousa e Rosicler Albuquerque de Sousa, tiveram forte desejo de homenagear seus pais, com a construção de uma entidade que pudesse exercitar a prática desinteressada do bem, especialmente direcionada para ajudar as pessoas de camadas sociais menos favorecidas.
Pesquisadas as possibilidades organizacionais de instituições sem finalidade de lucro e dotadas de estrutura de governança, identificou-se o modelo fundacional como o mais adequado. A designação "Ferreira Albuquerque" relaciona-se às famílias de ambos.
Quanto ao “apoio à educação”, que passa a integrar o nome e os propósitos da entidade, quatro vertentes motivaram esse direcionamento:
Pesquisadas as possibilidades organizacionais de instituições sem finalidade de lucro e dotadas de estrutura de governança, identificou-se o modelo fundacional como o mais adequado. A designação "Ferreira Albuquerque" relaciona-se às famílias de ambos.
A primeira vertente diz respeito às respectivas origens familiares que sempre valorizaram a educação, tanto no lar como a educação formal: pelos exemplos, pelas orientações e pela viabilização dos meios.
A segunda vertente está relacionada aos históricos pessoais e suas experiências profissionais:
Rosicler com sua bem-sucedida carreira como Professora Titular concursada do nível fundamental e do nível médio do município e do estado de São Paulo.
Almir com similar trajetória no ensino superior como Mestre, Doutor e Livre Docente, Professor Associado da Universidade de São Paulo.
A terceira vertente está relacionada às suas experiências especificamente com projetos sociais de educação, como cocriador e coordenador, por quase 20 anos, de dois exitosos projetos com 100% de bolsa junto à FIA – Fundação Instituto de Administração, ambos ainda vigentes:
Destinado a ajudar jovens carentes a ingressarem em uma instituição de ensino de primeira linha, prioritariamente pública e gratuita como USP, UNESP e UNICAMP. A experiência com a coordenação desse projeto reforçou a convicção de que somente pela educação se consegue transformar a sociedade em que vivemos.
Destinado a ajudar profissionais com formação superior, desempregados e já sem recursos para bancar sua atualização profissional, a se viabilizarem como consultores, empreendedores ou mesmo retornando à condição de vínculo empregatício.
A percepção de recuperação da autoestima e da viabilização desses profissionais à condição de produtivos tem evidenciado que há muitos espaços, muitas oportunidades e muitas pessoas dispostas ao exercício desinteressado de atividades filantrópicas.
A quarta vertente é um misto das três anteriores, acrescido da convicção de ambos os protagonistas desta proposta de que a educação é o principal indutor ético de transformação da sociedade e dos seus valores.
Entendem a educação como sendo o meio indiscutível com potencial de viabilizar as três dimensões capazes de atender, sem restrições, o conceito de liberdade, a ideia de igualdade e o sonho de fraternidade:
Desenvolvimento pleno da pessoa humanaPromover a inclusão social por meio da educação, criando oportunidades de desenvolvimento humano e qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ser reconhecida como referência em projetos educacionais com impacto social, transformando vidas por meio do conhecimento e gerando mudanças positivas para os beneficiários, suas famílias e comunidades.
Acreditamos no poder transformador da educação como caminho para o crescimento pessoal e a emancipação social. Valorizamos a fraternidade, o compromisso com a equidade e a solidariedade praticada de forma genuína e altruísta.
Pensando no processo sucessório para assegurar a perenidade da instituição, foram reunidos familiares de ambas as partes: irmãos, cunhados e sobrinhos. Especialmente a segunda geração, representada pelos sobrinhos, dos quais obteve-se simpatia pela iniciativa e enfática manifestação de engajamento, desde a fase inicial em que figurarão como incentivadores e já deverão tomar parte da estrutura de governança.
Apesar de o casal protagonista possuir um modesto patrimônio, o mesmo será integralmente destinado, por testamento, para as finalidades da Fundação Ferreira Albuquerque de Apoio à Educação.
Enquanto isso, os esforços – humanos, materiais e financeiros – serão direcionados para viabilizar a estruturação e a consolidação da instituição, iniciando suas atividades de forma modesta, todavia com potencial de viabilizar seu crescimento e desenvolvimento.